O cabelo influencia na nossa personalidade e também na autoestima. Dependendo de como ele está, até o nosso humor fica diferente. E se surgir indícios de queda de cabelo, logo é acionado um alerta de preocupação, tanto em homens como em mulheres.
Mas perder alguns fios é algo comum e saudável. Segundo o Ministério da Saúde, faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar perder de 50 a 100 fios por dia. Entretanto, se a queda se mostrar mais acentuada que isso, é necessário atenção.
É o folículo piloso o responsável por produzir um novo fio e envolver sua haste. De acordo com a professora do curso de Estética e Cosmética da Uniso (Universidade de Sorocaba), Célia Marisa de Oliveira Ramos, quando obstruído, sua função é interrompida e é necessário fazer uma repilação capilar para que esses folículos sejam reativados para um bom crescimento dos fios.
Quebra ou queda?
A quebra do fio pode acontecer por agentes químicos de transformação capilar ou ainda por fatores físicos, como o uso excessivo de ferramentas de modelar de alta temperatura. Já a queda acontece quando os fios se desprendem do couro cabeludo por diversos fatores como, por exemplo, hábitos alimentares ruins, excesso de oleosidade, estresse e até questões genéticas.
“Não é só uma questão de androgenética que faz cair o cabelo. Uma pessoa que tem diabetes, por exemplo, pode ter intercorrências. Então é necessário avaliar medicamentos que a pessoa está tomando porque envolve o sistema hormonal, circulatório, muscular e, para descobrir a causa, ainda é preciso considerar o fator psicológico, caso ela tenha passado recentemente por um momento emocional difícil”, relata.
Essa avaliação é essencial para determinar o grau do problema e, quando muito alto, é indicado procurar um médico. Em grande parte dos casos, uma nova rotina capilar pode colaborar para reverter a situação.
“Através de produtos cosméticos é possível promover limpeza e desobstrução do folículo piloso, melhorando a oxigenação e circulação sanguínea periférica, restabelecendo o equilíbrio do sistema capilar e proporcionando cabelos saudáveis e hidratados com maleabilidade”, explica a professora.
A Anabelle Cosméticos conta com a Linha Bio Therapy, uma jornada de cuidados profundos que trata os cabelos desde a limpeza com pré-shampoo esfoliante até a nutrição com máscara SOS e condicionador, deixando os cabelos visivelmente reparados, revitalizados e radiantes. É uma verdadeira terapia capilar com ativos que beneficiam todos os tipos de cabelos, dos mais fragilizados aos que querem apenas manter a rotina de cuidados.
“É um excelente tratamento da Anabelle Cosméticos, principalmente, nos casos de queda por excesso de oleosidade ou dermatite descamativa, por exemplo”, completa.
Importante ressaltar que mesmo que o procedimento tenha se encerrado no salão, a manutenção continua e alguns hábitos precisam entrar na rotina de cuidados capilares em casa. “A importância disso é para continuar combatendo os danos causados nos cabelos, mantendo a saúde e vitalidade dos cabelos, pois a interrupção afeta o resultado final do tratamento”, reforça Célia.